Depois que eu comecei a fazer Low Poo, passei a pesquisar mais também receitas e produtos naturais que podem ser usados em meu cabelo para ajudar a nutrir, crescer e hidratar. Com isso, eu descobri os óleos naturais que auxiliam a vida especialmente das cacheadas, e um dos meus maiores achados foi o Óleo de Rícino, hoje vou falar para vocês em que ele ajuda e passar umas dicas. 

O Óleo de Rícino é muito usado para fortalecer os fios do cabelo, além de dar mais brilho e maciez, sua principal função é o crescimento dos fios (ele é muito usado por quem faz parte do Projeto Rapunzel!). Ele é extraído da semente das mamonas e tem diversos tipos de função, tanto de estética quanto de saúde (sendo um excelente laxante).

Óleo de Rícino: Benefícios para os cabelos  

O óleo de rícino tem incontáveis benefícios para os cabelos. Ele hidrata os fios, os incorpora (quem está com cabelo muito fraco e quebradiço sem dúvidas deve usar) e assim evita a quebra dos fios, também não permite a queda deles e quando usado na raiz ele evita caspas. Além disso, ele ajuda a manter a hidratação dos cabelos, dá força, brilho e maciez. Pesquisando, eu vi que para quem faz cronograma capilar, o óleo deve ser usado na fase dois: a nutrição. 

Óleo de Rícino: Como usar nos cabelos 

Eu uso o óleo de rícino há mais de um mês já e sempre o uso no creme de hidratação, misturando algumas gotas (para não deixar o cabelo oleoso demais) em um creme mais consistente (pois o óleo acaba deixando o creme mais líquido) e então passo na cabelo massageando e deixo agir por até vinte minutos. Além disso, você também pode usar ele no condicionador, caso prefira. 

O ideal é que se use no máximo uma vez por semana, somente se seu cabelo estiver muito ressecado você pode usar duas vezes em uma só semana. Logo na primeira vez que eu passei eu percebi que o cabelo estava muito mais hidratado, os cachos bem mais definidos e maleáveis. Uma dica minha é que você não use toda semana, você pode ir alternando em diferentes formas de potencializar a hidratação e outras receitas naturais, pois quando usamos um mesmo produto sempre nosso cabelo acaba se acostumando com ele e o efeito logo se perde.

Uma publicação compartilhada por Alexia Macedo (@alexia_mqi) em


Óleo de Ricino: Como usar nas sobrancelhas, cílios e pele


Eu também uso o óleo de rícino para duas funções além do cabelo: as sobrancelhas, que ele ajuda a incorpora-las e crescer os fios mais rapidamente, deixando-as mais hidratadas e alongando os fios e também para a pele. Há pessoas que usam bastante para os cílios também, porém eu nunca testei. 

Como uso nas sobrancelhas

Todo dia de noite você pega uma gota do óleo e passa em cada sobrancelhas, espalhando bem para pegar em todo o comprimento, claro que você pode passar mais gotas, porém para mim uma só é suficiente. Eu uso a noite pois acredito que seja o mais seguro, pois de dia pode acabar queimando e causando efeitos contrários. 

Como uso para hidratar a pele 

Para a pele é o que eu vejo ainda mais resultados. O óleo de rícino ajuda muito a hidratar e deixar a pele mais macia, logo nas primeiras aplicações eu já vejo uma total diferença. O que eu faço? Pego duas a três gotas e misturo com um pouco do creme hidratante que uso para as penas, braços e pés, passo no corpo normalmente todo dia a noite também, nos pés para ajudar a maior hidratação - e também porque eles ressecam muito mais rapidamente - eu coloco depois meias para ajudar a absorver melhor.

Para crescer os cílios

Muita gente usa o óleo de rícino para crescer os cílios de uma forma bem simples: você coloca o óleo dentro de um recipiente de rímel vazio (o pote limpo, lavado e sem resquícios de rímel) e então todo dia de noite você passa no comprimento dos fios antes de dormir. 


Qual marca eu uso?

Então gente, atualmente estou usando duas marcas. O primeiro é um pote de vidro de 600ml da marca Hidra-Lise (custou R$:8) que é somente para uso nos cabelos, ou seja, pata você usar com a mascara de hidratação, e eu uso a quantidade de uma tampa de óleo para cada 50 gramas de hidratação (duas colheres e meia). 



A outra marca é a FlatHair, e vem em um sachê de 15ml (custou R$3), como esse é mais concentrado eu aplico somente algumas gotas na hidratação. O da FlatHair pode ser usado no cabelo, na pele, sobrancelhas e etc. Ambos são apenas para uso cosmético e não medicinal!



E você? Já conhecia, usa ou quer usar o óleo de rícino? Tem dicas de outros óleos naturais para usar nos cabelo, pele e afins? Deixe seu comentário para a gente conversar e trocar dicas!

15 Comentários

  1. O óleo de ricino é benefício pra tudo ne, unhas, cabelos e agora descobri que também pra pele, essa parte eu ainda nao conhecia, e já To doida pra experimentar todos os benefícios. Adorei .. sucesso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que bom que o post foi útil ♥ Realmente, eu não vivo mais sem ele!

      Excluir
  2. Óleo de rícino faz parte da minha rotina capilar, agora que fiz meu BC, uso para que meu cabelo cresça mais rápido, tenho visto resultados, recomendo também. Agora não sabia do seu uso na pele, achei bem interessante, depois vou testar. Ótimo post!

    bjus
    Ari ♥
    De volta ao retrô

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Testa sim pois vale muito a pena ♥ Obrigada, fico feliz que tenha gostado do post ☺ Eu também uso bastante o óleo :D

      Excluir
  3. Amei o post. Sempre usei nos cabelos e nas sobrancelhas o óleo de coco. Mas vou testar esse de rícino também. Adorei seus cachos. Seu cabelo está lindo. Parabens pelo blog.
    www.dicasdaari.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sabia que se usava o oleo de coco nas sobrancelhas, que legal! Eu quero testar ele no cabelo em breve, rs. Obrigadaaaaa ♥ Beijos!

      Excluir
  4. Uso o óleo de ricino fazendo intercalação com o óleo de coco. 15 dias um, 15 dias outro, e sempre sinto meu cabelo bem macio, com brilho e com os cachos todo definidinhos. Minha juba fica toda cheia, aaaaamo demais. <3

    ResponderExcluir
  5. Adorei isso, não conhecia! Tem várias funções, a do cabelo foi a que mais me chamou mais atenção, meu cabelo está super desidratado, vou procura esse óleo, adorei!
    Bjs!

    www.thamirescarvalho.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Aléxia! Adorei a dica e o post super completinho e cheio de explicações detalhadas! Eu gosto muito de usar óleos nos cabelos, mas as vezes tenho medo de pesar, sabe? Tenho um de rícino da Salon Line, depois da sua recomendação acho que vou dar uma chance pra ele!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Nossa menina! Acredita que eu não conhecia nenhuma dessas utilidades para o óleo de rícino??? Eu só tinha visto em filme as pessoas tomando ele como castigo haha ADOREI todas mas confesso que essa do cílios eu achei sucesso! Vou testar com toda certeza. :)

    ResponderExcluir
  8. Eu uso óleo de rícino no cabelo, umas três vezes na semana pois meu cabelo é MUITO ressecado, já minha pele é extremamente oleosa e eu morro de medo de passar algum óleo e aumentar minhas espinhas ''/
    Seu cabelo é lindo!

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Eu devia hidratar meu cabelo com óleo de ricino pois ele é muito bom e todo mundo já me falou, mas nunca acho para comprar em lojas físicas, só online. Gente, quantos benefícios ele tem! Adorei!

    ResponderExcluir
  10. Óleo de Ricino é bom mesmo, minha vó usa muito pra pele e o cabelo, também sempre fala dos inúmeros benefícios e falando pra gente usar. Confesso que não uso com tanta frequência como deveria, mas uso bastante no cabelo e dá um brilho né? Além de ficar bem sedoso.

    beijos,
    deloucostodossomosumpouco.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá! Caramba, não sabia que o óleo de rícino podia ser tão bom assim!!! Já tinha visto outra blogueira usar no cabelo, mas não sabia do lance para cílios e sobrancelhas... De pensar que tem gente que bebe isso... URGH... Passem no cabelo genteeeee!!!! kkkkkkkk

    bjs

    Inajara

    www.vintageandgeek.com.br

    ResponderExcluir
  12. Eu só conhecia a versão puríssima da Salon Line. Eu ainda uso o óleo de coco nos cabelos exatamente como você faz, misturado com o hidratante, mas nunca cheguei a usar o de rícino. Nem sabia que podia ser usado na sobrancelha, cílios e pele! MEUDEUS! O negócio é bom mesmo, hein? Vou tentar provar logo.

    Com carinho,
    Conto Paulistano.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curso de MakeUp com a Boca Rosa