Hey gente! 
Faz muito tempo que eu estou querendo falar com vocês sobre um assunto muito importante da vida de todo cristão: devocional. Muita gente que está começando agora sua caminhada na fé ainda não conhece ou não entende muito (muitas pessoas sequer ouviram falar) sobre o que é e como se faz um devocional. Mais importante ainda é entender a importância que tem o devocional diário em nossas vidas espirituais - que interfere na nossa física, emocional e psicológica. 

O que é devocional e qual sua importância 

O devocional é um momento que você tira do seu dia para Deus, se dedicar somente a ele e voltar todos seus pensamentos para o Senhor. Ele é extremamente necessário para a vida do cristão, pois é um momento em que abrimos nosso coração, nos ligamos mais profundamente com Deus, falamos e buscamos ouvi-lo. Esse momento nos recarrega de energia, força e felicidade. 

Como fazer um devocional 

Entendido a importância do devocional e sabido que ele é um momento que dedicamos a Deus é importante entender o que se faz durante. Como um momento de encontro pessoal com Deus, o devocional é o momento que você fala com o Pai (oração) e o momento em que você o ouve (leitura bíblica e reflexão). Você ainda pode tirar um pouco mais de tempo para ouvir louvores, louvar e adorar ao Senhor dessa maneira. 

É importante entender que o momento devocional é importante e por isso deve ser levado a sério. Não é necessário regras ou normas para você agir, como, quanto tempo e onde. Mas é necessário que ele seja um momento de entrega pessoal com Deus, especialmente se você está começando agora - e pode acabar desanimando se o seu devocional não for bem organizado e planejado. Por isso eu vou falar e dar dicas de como você pode fazer um devocional.

"Peçam, e será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta será aberta. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e àquele que bate, a porta será aberta.  Mateus 7:7-8

Tempo

Escolha um momento do dia em que sua mente está mais leve, e que você pode separar sempre sentir a pressão de que está perdendo tempo ou quando você estiver com pressa. Tem pessoas que preferem fazê-lo assim que acorda, outras antes de dormir. Outras (como eu) não tem muito um momento definido, mas faz quando se sente mais a vontade. O importante é você se planejar de forma que tenha um bom tempo com o Senhor. Eu indico que você tire, inicialmente, pelo menos 30 minutos. 

Espaço 

É importante você escolher um lugar que te deixe confortável para orar, ler a Palavra, refletir. Tem que ser um lugar iluminado, calmo e que te deixa bem. Muita gente tem um pouco de dificuldade, especialmente quem divide quarto ou mora em uma casa cheia. Você pode conversar com as pessoas e explicar que você precisa de um tempo a sós com seu Deus, mas se elas não entenderem pode complicar.

Quando eu não consigo ter um espaço onde me sinto a vontade (quando viajo ou fico dias fora de casa) e não consigo me trancar no quarto, eu sempre vou para a varanda, quintal ou até mesmo banheiro da casa onde estou. Mas é importante que você esteja sozinho.

Quando orares, entra no teu quarto, fecha a porta e ora ao teu Pai em segredo; e teu Pai, que vê num lugar oculto, recompensar-te-á. Mateus 6:6


Se preparando 

Por falar em estar sozinho, se desligue do celular, computador e afins. O momento é entre você e Deus e deve ser aproveitado assim, evitando que as coisas te chamem a atenção. Eu começo sempre fazendo uma oração, pedindo a orientação de Deus para que eu possa ganhar entendimento de Sua Palavra, conhecimento dos meus pecados e que seu Espirito Santo gere em mim o arrependimento verdadeiro.

Tem pessoas que preferem começar louvando com uma música ou hino... Isso varia do seu estilo. Quando começar o devocional, tenha a Bíblia em suas mãos, esse é o importante. Eu sempre deixo também post it, marcadores, caneta e um caderno onde posso anotar e grifar as reflexões. 

Como ler a Bíblia 

Eu vou fazer em breve um post sobre isso especificamente, mas aqui vai minha dica importante: leia com um cronograma. Por exemplo, eu tenho alternado a minha leitura entre antigo e novo testamento. Então agora estou lendo 1 Samuel, por isso quando faço meu devocional eu sempre tento me comprometer a ler dois capítulos por dia.

Esse cronograma me ajuda a não ficar perdida no momento da leitura e não ficar pulando de texto em texto que não tem muita conexão, dessa forma eu consigo refletir muito melhor e aprender mais da Palavra. 

Tenha um tempo de reflexão

Algo muito importante depois que lemos a Palavra é entendermos que temos que ter um momento para refletir no que foi lido. Esse é o momento em que pego a caneta e caderno. Eu costumo às vezes até anotar como um diário o que eu li, o que me chamou mais a atenção. Muitas vezes faço esboço de mensagens para passar no blog, fan page e levar para a igreja quando eu tiver oportunidade.

Use algum livro cristão 

Eu me lembro que quando eu comecei a fazer devocional uma coisa que me ajudou muito foi porque eu começava lendo o livro do Max Lucado, o Graça Radical. Esse livro além de tocar muito em meu coração, me dava uma sede ainda maior de ler a Bíblia e conhecer mais da Palavra da mesma forma que me dava mais vontade de falar com Deus. Foi uma experiência incrível! Outro livro que também me ajudou nesse proposito foi o Pecados Intocáveis, que me mostrava sempre onde eu estava errando e me ensinou muito. 

Você pode ler qualquer outro livro que tenha uma boa base bíblica e te ajuda nessa caminhada, essas obras costumam ajudar muito a gente a se aproximar de Deus (mas nunca devemos esquecer que NADA substitui sua Palavra e nem deve ocupar o tempo em que dedicaríamos lendo ela). 

Quanto mais você faz, mais quer fazer

Muitas vezes é comum bater um desânimo, especialmente se você está no começo. Por isso é importante ter em mente que quanto mais a gente se dedica a Deus, mais a gente quer se dedicar. Por isso é importante evitarmos deixar para lá o devocional, por mais que você esteja "sem tempo" (lembrando que esse momento com Deus deve ser PRIORIDADE em sua vida). Quanto menos a gente faz, menos a gente quer fazer pois acabamos nos esquecendo das coisas maravilhosas que sentimos quando estamos na presença de Deus. Não deixe isso esfriar!!! 

Da mesma forma o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza, pois não sabemos como orar, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. E aquele que sonda os corações conhece a intenção do Espírito, porque o Espírito intercede pelos santos de acordo com a vontade de Deus.  Romanos 8:26-27


E você? Como faz seu devocional? Tem alguma dica ou conselho a acrescentar? Se quiser conversar comigo sobre isso ou qualquer outro assunto em particular clique aqui.

20 Comentários

  1. Já tinha ouvido falar em devocional, mas nunca tinha me aprofundado. Não sou tão praticante na igreja, quanto há alguns anos, mas é sempre bom estar em contato com Deus!
    Adorei o post! ^^

    Beijos,
    www.notavelleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou Isabelle! Eu entendo...
      Estar em contato com nosso Deus é a melhor coisa! ♥
      Beijos!

      Excluir
  2. devocional realmente é muito importante temos que falar com Deus com sempre , acredito que todos os dias , porque sem ele nao somos nada e so falando com ele pra ficarmos bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, Lya! Muitas vezes as pessoas tratam o devocional como um favor que damos a Deus, quando é muuuuito pelo contrário! ♥ Beijo!

      Excluir
  3. Sou católica, e acho muito importante esse "tempo para com Deus" pra agradecer, e orar... conversar com Deus e ouvir o que ele tem a dizer também!
    Procuro sempre estar seguindo os seus mandamentos e seu planos...
    Adorei seu post, dificilmente alguém fala de assuntos parecidos em blogs! Bjuus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Júlia, que interessante. Eu sou evangélica ☺ Esse tempo com Deus é crucial para todo cristão, de fato. ♥ Fico feliz que tenha gostado!

      Excluir
  4. Já tirei muitos momentos para conversar e refletir com Deus, especialmente para meditar. Confesso que hoje, eu não faço muito isso porque não sou mais uma frequentadora assídua da igreja.

    Seu post está um amor, super completinho <3 parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luana, Glória a Deus! Volte a fazer seus devocionais, mesmo longe da igreja é importante a gente se ligar a Deus dessa maneira e dedicar nosso tempo a Ele ♥ Beijos!

      Excluir
  5. Oi Alexia. Seu blog é lindo, eu entrei aqui por acaso, mas essa sua postagem foi maravilhosa. Que Deus continue te abençoando e te dando sabedoria. Fica com Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que ótimo! Fico imensamente feliz e muito obrigada, espero que volte sempre e possa ter mais e mais posts edificantes para sua vida aqui! Beijos!

      Excluir
  6. Eu preciso começar a tirar um tempinho para me dedicar a minha fé. Conversar com Deus <3 Acho que seu post me deu o ânimo, obrigada :)
    Beijo!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ler isso alegra meu coração e me motiva ainda mais! Espero que os próximos posts do blog continuem tocando em seu coração ♥ Beijos!

      Excluir
  7. Preciso voltar a me dedicar mais a Deus assim, todos os dias. Gostei muito do seu post, muito inspirador! <3


    sorria sempre :)
    www.malusilva.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Malu, fico feliz que o post tenha te inspirado. Que o blog possa ser uma ferramente edificante em sua vida ☺ Volte sempre, beijos ♥

      Excluir
  8. Já fiz um devocional sem saber que existia um nome para esse momento, achei incrível o seu post, me inspirou a dedicar mais tempo para a minha fé, e a fazer isso com mais frequência

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, eu entendo hahaha. Eu fico imensamente feliz em saber que esse post te inspirou! Se dedique sim ♥ Beijos!

      Excluir
  9. Que post maravilhoso <3 Eu amei
    Que Deus continue te abençoando <3
    Beijos !

    ResponderExcluir
  10. Oi Alexia, tudo bem? Que post mais interessante. Concordo com você, é importante reservar um tempo para falar com Deus, contar o que está acontecendo conosco, agradecer, e ficar em paz. Quando eu estava no convento, fazia bem mais, só que agora com a correria fica cada vez mais difícil =/ Ótimo feriado pra você! Beijos, Érika ^^

    ResponderExcluir
  11. Que ótima ideia post Alexia! Traga mais assim pra gente, ta?
    Realmente é essencial esse tempinho nosso com Deus, é revigorante.
    Parabéns pelo blog. Super beijo <3

    www.bybruni.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curso de maquiagem online